Histórico
Dando continuidade aos trabalhos exitosos do I Simpósio realizado em 2011 na Universidade Estadual do Ceará em Fortaleza e do II Simpósio em 2013 na Universidade Católica do Salvador, será realizado no Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) o “III Simpósio Internacional Edith Stein” em agosto 2015.
Justificativa
Diante do crescente interesse pela fenomenologia desenvolvida por Edith Stein por parte de diversos campos do saber no Brasil assim como em todo o mundo, os “Simpósios Internacionais Edith Stein” buscam aprofundar o debate sobre a atualidade do pensamento steniano bem como o intercâmbio entre as diversas universidades brasileiras e estrangeiras que têm se ocupado com pesquisas sobre Stein.
O caráter interdisciplinar do evento vem ao encontro de anseios de diversos campos do saber e particularmente da psicologia como necessidade para o aprofundamento da perspectiva steniana do saber.
Metodologia
As atividades serão desenvolvidas por professores doutores convidados através de conferências, mesas redondas e minicursos. Além disso, diversas mesas de comunicações de pesquisa propostas pelos inscritos e avaliadas pelo Comitê Científico do III Simpósio Internacional Edith Stein. Minicursos poderão ser cursados pelos que realizarem inscrições no Simpósio, com inscrição específica para eles.
Serão emitidos certificados de participação no evento em geral, nos minicursos em particular (com participação mínima de 75% das aulas), bem como na apresentação de trabalhos.
A produção mais relevante do evento será publicada em formato de livro referente às conferências, mesas redondas e comunicações.