CONVIDADOS COM PRESENÇA CONFIRMADA
Prof. Dr. Eric de Rus

Éric de Rus é Doutor em Filosofia, professor no Centre Madeleine Daniélou (Rueil-Malmaison) e associado ao grupo de pesquisa "Ética e personalismo" da Faculdade de Filosofia do Institut Catholique de Toulouse, na França. Autor dos livros "La Personne humaine en question: Pour une anthropologie de l'intériorité", "L'Art d'éduquer selon Édith Stein: Anthropologie, éducation, vie spirituelle", "Intériorité de la personne et éducation chez Edith Stein", dentre outros.
Prof.a Dr.a Angela Ales Bello
É doutora em filosofia e professora na Pontificia Università Lateranense de Roma. E filosofa italiana, fundadora e diretora do "Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche" sediado em Roma. Dedica-se sobretudo a aprofundar a fenomenologia de Husserl e também de outros autores da escola fenomenológica, particularmente os alemães. Analisou o pensamento de mulheres filósofas que se formaram no "Círculo de Gottingen" como Edith Stein - de quem Ales Belo é uma das mais importantes especialistas - e Hedwig Conrad-Martius. É editora das Obras Completas de Edith Stein em sua publicação em italiano pela Editora Città Nuova. Publicou diversos livros, ensaios e artigos especializados sobre o pensamento fenomenológico. No Brasil estão publicados seguintes livros de sua autoria: "Fenomenologia do ser humano", "Culturas e religiões", "Fenomenologia e ciências humanas", "Introdução à fenomenologia" e "Edith Stein: a paixão pela verdade".
Prof. Dr. Eduardo González Di Pierro

É professor na Facultad de Filosofía Samuel Ramos, Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo, México. É Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2004). Foi “visitor-fellow researcher” nos Arquivos Husserl do Instituto de Filosofia da Universidade Católica de Lovain, Bélgica (2005). Realizou pesquisa nos Arquivos Patočka do Centro de Estudos Teoréticos da Academia de Ciências da República Checa, em Praga (2006). Foi bolsista da Escola de Alta Formação Filosófica do Instituto “Luigi Pareyson” de Turin, Itália (2007). Foi Professor-Visitante no Departamento de Filosofia da Universidad Católica de Santa Fe, Argentina (2009), ministrando curso de doutorado sobre o pensamento de Edith Stein. É autor do livro “De la persona a la historia: Antropología fenomenológica y filosofía de la historia en Edith Stein” (Dríada-UMSNH, México, 2005), dentre outros.
Prof. Dr. Francesco Alfieri

É doutor em filosofia, professor de Introdução à Filosofia na Pontificia Universitas Lateranensis (Cidade do Vaticano). De 2008 a 2014 dirige seminários sobre a fenomenologia de Edith Stein e de Hedwig Conrad-Martius na Università di Bari, Itália. É secretário de redação da revista «Aquinas» e reviewer da «Philosophy Study». É arquivista e membro do Conselho Diretor do «Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche», con sede a Roma, filiado ao World Phenomenology Institute (Hanover, EUA). É Secretário da Área Internacional de Pesquisa sobre «Edith Stein na filosofia contemporânea» na Pontificia Universitas Lateranensis. É Diretor Científico da edição crítica em língua italiana das Obras Completas de Hedwig Conrad-Martius e dirige uma coleção de filosofia centrada no pensamento Anna-Teresa Tymieneicka, ambos na editora Morcelliana. Suas pesquisas são sobre a fenomenologia alemã, particularmente sobre a influência da filosofia medieval nas investigações de alguns expoentes dos círulos fenomenológicos de Gottingen e Mônaco: Edith Stein ed Hedwig Conrad-Martius. Desenvolveu o tema do principium individuationis e das relações intersubjetivas. Nos últimos anos tem se dedicado a aprofundar também a questão da "fenomenologia da vida" di Anna-Teresa Tymieniecka. Dentre suas publicações, apontamos Die Rezeption Edith Steins: Internationale Edith-Stein-Bibliographie 1942-2012 (Echter, Würzburg 2012); La presenza di Duns Scoto nel pensiero di Edith Stein: la questione dell’individualità (Morcelliana, Brescia 2014). No Brasil, está publicado seu livro "Pessoa humana e singularidade em Edith Stein: uma nova fundação da antropologia filosófica" (Perspectiva, São Paulo 2014).
Prof. Dr. Dom João Braz de Aviz
É Cardeal (desde 2012), Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Lateranense (Roma, 1992), formado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma, 1972) e em filosofia pelo Seminário Maior Rainha dos Apóstolos (Curitiba, 1966). É Arcebispo-emérito de Brasília e atual Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano. É autor do livro “Sou João” (Cidade Nova, 2015).
Prof. Dr. Lubomir Zak
Doutor em Teologia, Professor Titular na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Itália. É membro e secretário da Área internacional e interconfessional de pesquisa sobre Temas de Teologia fundamental em perspectiva ecumênica, com sede em Roma.Suas principais obras estão em torno das questões da teologia russa e escritos de teologia fundamental, tais como: "Verità ed ethos: Il pensiero etico della teodicea di P.A. Florenskij"; "La teologia: statuto, metodo, fonti, strumenti. Epistemologia generale"; "Visione di Dio e visione del mondo" e outros.
Dr.a Adair Aparecida Sberga
É formada em Filosofia, História e Pedagogia e fez Mestrado em Ciências da Educação na Universidade Pontifícia Salesiana, em Roma Itália, e Doutorado em Psicologia na Universidade de São Paulo campus de Ribeirão Preto. É autora do livro "Formação da pessoa em Edith Stein" (Paulus, 2014)
Prof. Dr. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista, especialização em psicologia da saúde pela Escola Paulista de Medicina, mestrado em saúde mental, doutorado e pós-doutorado em ciências da saúde pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Professor Livre Docente do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica - USP; É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale e Société Internationale Michel Henry. Coordenador da Clínica Psicológica Durval Marcondes - IPUSP. Coordenador de um convênio internacional entre USP e ISPA - Instituto Universitário - Instituto Superior de Psicologia Aplicada. Primeiro vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica - ABRAPFE. Trabalha nos temas: psicoterapia, psicopatologia fenomenológica, fenomenologia, acompanhamento terapêutico e ateliê de desenho de livre expressão. Membro do GT - Psicologia e Fenomenologia - ANPEPP.
Prof.a Dr.a Aparecida Turolo Garcia (Ir. Jacinta)

É Doutora em Filosofia pela Pontificia Università Urbaniana (Itália), com estudos de pós-doutorado no “Centro Italiano di Ricerche Fenomenologiche” de Roma. Ex-Reitora da Universidade Sagrado Coração, em Bauru-SP. Autora dos livros “Edith Stein e a formação da pessoa humana”, “Educação para a solidariedade: uma questão de coerência”, dentre outros.
Prof. Dr. Ari Marcelo Solon
Livre-docente, doutor e mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FADUSP), instituição da qual é atualmente professor associado. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil, secção de São Paulo, da Associação dos Advogados de São Paulo, da Associação de Direito Judaico e do Instituto Brasileiro de Filosofia. Professor da FADUSP e das Faculdades Metropolitanas Unidas. Advogado em França Ribeiro Advocacia. Autor com livros e artigos publicados em filosofia do direito, teoria geral do direito, teoria do estado, semiótica dos antigos sistemas de direito e diferenciação de preços (defesas possíveis contra o paradigma da Lei Robinson Pattman).
Prof.a Dr.a Carmen Lúcia Cardoso
Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (2002). Livre Docência na área da Psicologia da Saúde pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo - FFCLRP (2012). Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Pesquisa e Intervenção em Aspectos Psicossociais da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da saúde, programa de saúde da família, saúde mental, promoção da saúde. É autora de SILVA, Nara Helena Lopes Pereira ; CARDOSO, Carmen Lúcia . A construção de uma pesquisa fenomenológica baseada em Edith Stein na interface Saúde Mental e Saúde da Família. In: Miguel Mahfoud e Marina Massimi. (Org.). Edith Stein e a Psicologia - Teoria e Pesquisa. Belo Horizonte: Artesã, 2012, p. 381-411. SILVA, Nara Helena Lopes Pereira da ; CARDOSO, Carmen Lúcia. Contribuições da Fenomenologia de Edith Stein para a Atuação do Psicólogo nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 16, p. 246-259, 2013.
Prof.a Dr.a Clélia Peretti

Possui Graduação em Pedagogia pela Libera Università Maria Santíssima Assunta - Roma/Itália (1990); Graduação em Magistério em Ciências Religiosas pelo Pontifício Ateneo Antonianum - Roma/Itália (1997); Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP, Brasil (1998); Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR - 2002). É doutora em Teologia pela Escola Superior de Teologia - EST, São Leopoldo- RS (2009); especialista em Gestão de Escolas pela PUCPR (2000). Educação a Distância pela Universidade de Brasília UnB (2007). É Bacharel em Teologia pela PUCPR (2010). Atuou como Coordenadora do Curso de Língua Italiana no Centro de Cultura PR/SC (1998-2002) e como Assessora de Pastoral na Provincial Centro Sul dos Irmãos Maristas (2003-2005). Foi coordenadora do Curso Normal Superior e de Pedagogia na modalidade a Distância na Faculdade Educacional da Lapa/PR (2005-2008). É professora e pesquisadora no Curso do Bacharelado de Teologia e no Programa de Pós- Graduação em Teologia - PPGT da PUCPR e nos Cursos de Graduação com disciplinas do Eixo Humanístico. Ministra cursos de pós-graduação, palestras e de extensão como professora convidada na área da Teologia e e Educação. É membro do grupo de pesquisa Religiosidade e Processos de Subjetivação e Teologia e Bioética da PUCPR. É membro do NUPPER (Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião). Dedica-se a pesquisa e ao aprofundamento dos seguintes temas: Teologia Prática. Gênero, feminino e feminismos. Fenomenologia e antropologia em Edith Stein e pensadores contemporâneos. Culturas, Interculturalidade, diversidade religiosa, Direitos humanos, Juventudes. Sexualidade. HIV/Aids. Vulnerabilidade e Violência contra a mulher. Relações Familiares e prática de cuidado. Formação de lideranças. Foi membro do Comitê de Ética da PUCPR e atualmente é membro de International Academy of Practical Theology - IAPT- USA, da SOTER e ANTPECRE.
Prof. Dr. Cristiano Roque Antunes Barreira

Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia (1999) e formação de psicólogo (2000) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP (2004). Atualmente é Professor Doutor (RDIDP) da Universidade de São Paulo na Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto e professor orientador do Mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia/ FFCLRP - USP. De 2005 a 2009 foi professor junto à Escola de Artes Ciências e Humanidades (USP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em fenomenologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história das idéias psicológicas, ciências da atividade física e corporeidade.
Prof. Dr. Fernando Eduardo de Barros Rey Puente

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1987); Graduação e Mestrado em Filosofia (disciplina principal), Historia da Arte e Etnologia (disciplinas secundárias) realizados nas universidades de Münster e Berlim - título obtido junto a Freie Universität Berlin (1992); Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 1998), tendo recebido durante o doutoramento um ano de bolsa-sanduiche (CNPq) para realizar suas pesquisas junto a Università di Padova (1997). Pós-doutorado na USP (bolsista da Fapesp de novembro de 1999 a janeiro de 2000), no CNRS (UPR 76) (bolsista da CAPES durante o periodo 2005-2006), bolsista de Pós-doutorado da Fundacion Carolina durante os meses de janeiro e fevereiro de 2011 realizado junto à Universidad Complutense de Madrid. De março de 2013 a dezembro de 2013 atuou como pesquisador-convidado da USP (bolsista da Fapesp). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor colaborador da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE). Além disso, é membro fundador da Asociacion Latinoamericana de Filosofia Antigua (ALFA). Trabalha na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia, pesquisando principalmente os seguintes temas e autores: Filosofia Antiga (particularmente Aristóteles e Plotino), Schelling, Simone Weil e, em geral, o problema da recepção e/ou apropriação da Filosofia Antiga em filósofos modernos e contemporâneos.
Prof. Dr. Gilberto Safra
Professor titular da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1976), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Psicologia da Religião, Intervenções e Consultas terapêuticas. Trabalho na perspectiva da Psicanálise inglesa (Winnicott, Milner) em diálogo com a filosofia e a literatura russa. Em suas pesquisas utiliza diálogos com Dostoevsky, Pavel Florensky, Vladimir Solovyov, Yannaras, Horujyi. Autor de “A estrutura da pessoa humana: estudo de Edith Stein por Gilberto Safra”publicados em DVD e dos livros “A face estética do self”, “A po-ética na clínica contemporânea”dentre outros
Prof. Dr. Gilfranco Lucena dos Santos

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Leciona nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Filosofia pelo Programa de Doutorado Integrado UFRN-UFPB-UFPE (2011). Foi professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2009-2014), do Instituto Salesiano de Filosofia do Recife (2007-2008) e da Faculdade de Filosofia de Caruaru (2007-2008). Tem desenvolvido pesquisas no campo da fenomenologia e hermenêutica especialmente em torno do pensamento de Martin Heidegger e Edith Stein, e relações desse pensamento com a filosofia antiga, especialmente Platão e Aristóteles. Publicou o livro Tempo e História na Hermenêutica Bíblica (Loyola, 2009) e organizou o livro Edith Stein: A Pessoa Humana na Filosofia e nas Ciências Humanas (2014).
Prof.a Dr.a Ilana Waingort Novinsky
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e Pós-Graduação em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e da International Psychoanalytical Association. Experiência na área de Psicanalise Clínica. Coordenadora do Centro de Estudos sobre Psicanálise e Intolerância (CEPI) do Laboratório de Estudos sobre Intolerância (LEI) da Universidade de São Paulo. Em 2012 Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. É autora do livro "Em busca da verdade em tempos sombrios: Edith Stein" (Humanitas, 2014).
Prof. Dr. João Augusto Anchieta Amazonas Mac Dowell
É Mestre em Teologia pela Philosophische Theologische Hochschule Sankt Georgen (Alemanhã) e Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Itália). Membro fundador da Academia Brasileira de Educação, foi Reitor da PUC-RJ e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE-BH). É Professor Titular do Departamento de Filosofia da mesma Faculdade e Editor de “Síntese - Revista de Filosofia”. Além do estudo do pensamento de M. Heidegger (membro do respectivo GT da ANPOF), dedica-se especialmente à Filosofia da Religião, com ênfase nos seguintes temas: racionalidade da fé, transcendência, experiência de Deus, cultura moderna e sagrado. Autor dos livros “Gênese da ontologia fundamental de M. Heidegger” e “Saber filosófico, história e transcendência”, dentre outros.
Prof. Dr. João Ricardo Carneiro Moderno
Doutor de Estado, em Filosofia - Letras e Ciências Humanas - Université Paris I - Panthéon - Sorbonne (1989), na área de Filosofia da Arte e da Cultura - Estética. Pós-doutorado na Universidade de Aachen, Alemanha, com bolsa do DAAD (1989). Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Doutor Honoris Causa pela Universidade Soka - Tokio, Japão - e nomeado professor Titular. Medalha Comenda da Amizade da União dos Estudantes da Universidade Soka, Tokio, Japão. Membro do Instituto Brasileiro de Filosofia (Vice-presidente do Estado do Rio de Janeiro). Vice-Presidente da Academia Brasileira de Defesa. Vice-Presidente do Centro Brasileiro Pró-Vida (atendimento gratuito a portadores de lábio leporino e fenda palatina). Presidente da Academia Brasileira de Filosofia desde 1995. Trabalhou, colaborou e colabora em jornais desde O Pasquim (1974), Tribuna da Imprensa (1977-1981), O DIA, Jornal do Brasil (JB), revistas e jornais de arte. Comentarista de televisão e rádio (Rádio Tupi, e hoje Rádio Globo). Prêmio Personalidade Educacional 2011 Folha Dirigida/Associação Brasileira de Educação/Associação Brasileira de Imprensa - ABI. Membro da IAPS | The International Association for the Philosophy of Sport. É autor de artigos sobre Edith Stein e o Estado.
Prof.a Dr.a Joelma Ana Gutiérrez Espíndula
Possui graduação em psicologia (1996), Mestre (FAPESP 2001) em Psicologia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP e Doutora (FAPESP 2009) pela USP de Ribeirão Preto, na área da promoção da saúde mental e com estágio de doutoramento na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, Itália sob co-orientação da Prof. D.ra Angela Ales Bello. Atualmente é Professora Doutora Adjunta II da Universidade Federal de Roraima atuando na graduação de Psicologia e pós-graduação, sendo também coordenadora de estágio e responsável pelo Serviço de Atendimento Psicológico (SAP). Como psicóloga e pesquisadora, trabalha com fundamentação fenomenológica, atuando principalmente nos seguintes temas: plantão psicológico, aconselhamento psicológico, fenomenologia de Husserl e Stein, psicologia fenomenológica, psicologia clínica, prevenção e promoção de saúde, saúde mental, psicologia hospitalar, psico-oncologia, religiosidade, bioética e humanização em saúde.
Prof. Dr. José Mário Brasiliense Carneiro

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1984), mestrado em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getulio Vargas (1992) e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo - Fundação Getulio Vargas (2002). Foi Coordenador de Projetos da Fundação Konrad Adenauer no Brasil entre 1992 e 2002 ano em que fundou a ONG Oficina Municipal, uma Escola de Cidadania e Gestão Pública sem fins lucrativos (OSCIP).
Prof. Dr. José Paulo Giovanetti

Possui graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira(1974), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1981), graduação em Bacharelado Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1980), graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais(1981), especialização em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1975), mestrado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain(1983), doutorado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain(1986) e pós-doutorado pela Université Catholique de Louvain(1991). Atualmente é Professor Titular do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, Professor Titular da Faculdade de Estudos Administrativos e Membro de corpo editorial da Boletim. Academia Paulista de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica. Atuando principalmente nos seguintes temas:psicologia genética, fenomenologia, amor, Winnicott, Binswanger.
Prof. Dr. Juvenal Savian Filho

Doutor em Filosofia pela USP, sob orientação da filósofa Marilena Chaui, diplomado em Teologia, pela UPS – Roma, sob orientação do teólogo Francisco Catão, especialista em Filosofia Medieval e estagiário do CNRS (Paris/Villejuif), sob orientação de Anca Vasiliu. Atualmente, é professor da Graduação e Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo, campus de Guarulhos.
Prof.a Dr.a Magna Celi Mendes da Rocha

É Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 2010 tem dedicado atenção às contribuições da autora no tocante à formação humana, sobretudo presentes em seus escritos pedagógicos. Defendeu tese de doutorado intitulada “O sentido de formação em Edith Stein: fundamentos para uma educação íntegra”
Prof. Dr. Marcio Henrique Pereira Ponzilacqua
Atualmente é Professor Associado da FDRP - USP, com Livre Docência em Sociologia do Direito. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), graduação em Teologia pelo Instituto Teológico de São José de Rio Preto (2001), mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), doutorado em Política Social pela Universidade de Brasília (2007) e Pós-Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade da Picardia (Amiens - França). Ministra as disciplinas de Sociologia Geral, Sociologia do Direito e também de Direito Eclesiástico, no curso de Direito da FDRP - USP. Suas pesquisas envolvem especialmente a Sociologia do Direito e os Direitos Socioambientais, com ênfase nos seguintes temas: direitos coletivos, políticas públicas e desigualdades sociais, ética e cidadania, instituições e comunidades na nova ordem mundial.
É autor de PONZILACQUA, M. H. P.  Intersubjetividade e Direito no século XXI: a contribuição de Simone Weil e Edith Stein. In: Valéria Cristina Pereira Furlan. (Org.). Sujeito no Direito: história e perspectivas para o século XXI. Curitiba: CRV, 2013, p. 29-45.
Prof. Dr. Marcio Luiz Fernandes
Professor adjunto no Programa de Pós Graduação em Teologia da Pontificia Universidade Catolica PR e pós-doutor (2013) em Psicologia pela Universidade de São Paulo . Possui graduação em Teologia - Studium Theologicum (1997), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais (1992), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Teologia Fundamental especialização em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Lateranense (2003) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Atualmente ê professor na PUCPR e no Studium Theologicum de Curitiba. Tem experiência na área da Teologia Fundamental atuando principalmente nos seguintes temas: análise fenomenológica com ênfase na figura de Edith Stein, interfaces teologia e psicologia, história e memoria, teologia e arte, imigração italiana, questões de método em teologia. Professor visitante da USP no Instituto de Psicologia.
Prof.a Dr.a Maria Celeste Sousa

Doutora em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP (2009). Mestre em Filosofia Prática pela Universidade Estadual do Ceará-UECE (2000). Especialista em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual do Ceará -UECE (1995). Graduada em Filosofia - UECE (1993), graduada em Teologia - ICRE (1989). Professora colaboradora do Mestrado Acadêmico de Filosofia (UECE), Vice-coordenadora do GT "Um Olhar Interdisciplinar sobre a Subjetividade Humana" (UECE-FCF), Coordenadora do Curso de Filosofia (FCF), Coordenadora do Grupo de Estudos Vazianos (GEVAZ) da FCF. Leciona Filosofia na Faculdade Católica de Fortaleza (FCF) e no CEJA Paulo Freire. Tem experiência na área de História da Filosofia, Metafísica, Ética, Antropologia Filosófica e Filosofia da Educação. Atua principalmente nos seguintes temas: História, Antropologia, Ética, Metafísica, Educação.
Dr.a Maria Clara Jost de Moraes Vilela
Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), Musicista com bacharelado em clarinete pela Escola Superior de Música de Lisboa/Portugal (1991), pós-graduada em Filosofia (Latus-Sensu) pela Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG (1997) e mestre em Psicologia Social pela mesma universidade (2004). Especializanda em Psicoterapia Fenomenológica-Existencial e Gestáltica pela Faculdade de Estudos Administrativos-FEAD. Doutoura em Psicossociologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (2014). Psicóloga clínica com atendimento a adultos e adolescentes, supervisora e coordenadora da área de pesquisa e coleta de dados pela Fundaçao de Saúde Integral Humanística. Autora do livro "Por trás da máscara de ferro: as motivações do adolescente em conflito com a lei" (Edusc, 2006).
Prof.a Dr.a Marina Massimi

Possui graduação em Psicologa - Università degli Studi di Padova (1979), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1985) e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1989). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: historia da psicologia, historia das ideias psicologicas, história das idéias psicológicas, psicologia dos jesuítas e história dos saberes psicológicos. Presidente da Sociedade Brasileira de História da Psicologia. Membro da Academia Ambrosiana (Milão). Coeditora da Revista Memorandum: Memória e História em Psicologia.
Prof.a Dr.a Marly Carvalho Soares

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1978), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1982), graduação em Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas (1979), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (1993). Atualmente é membro do corpo editorial da revista Kalagatos (UECE), Kairós(Itep), Revista Hegel Brasileira, professor titular da Universidade Estadual do Ceará e Coordenadora do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia na UECE. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política atuando principalmente nos seguintes temas: liberdade, dialética, direito, sociedade, estado,justiça,categorias e ação.
Prof.a Dr.a Martina Korelc
Possui graduação em Pedagogia Especial para Portadores de Deficiência - Univerza v Ljubljani (1991), bachalerado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (1996), licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1999), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Fez o estudo pós-doutoral no Husserl-Archiv Freiburg da Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (2010-2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás, atuando principalmente nos temas de fenomenologia, metafísica e ética.

Prof. Dr. Miguel Mahfoud

Possui graduação em Psicologia (1980), Mestrado em Psicologia (1990) e Doutorado em Psicologia Social (1996), todos pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou estudos de pós-doutorado na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2004). É Professor Associado efetivo na Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é editor da revista Memorandum: memória e história em psicologia (1676-1669) e coordenador do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: fenomenologia, cultura popular, experiência religiosa, comunidades tradicionais e psicologia e cultura, além de plantão psicológico. Nos últimos anos vem desenvolvendo o conceito de "experiência elementar" em suas implicações para a psicologia.
Prof. Dr. Renato Kirchner

Doutor e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Filosofia pela Universidade São Francisco (USF), São Paulo. Cursou Teologia no Instituto Teológico Franciscano (ITF), Petrópolis. Possui especialização em língua alemã pelo Instituto Cultural Brasileiro-Alemão, Goethe, Curitiba. Tem domínio de línguas grega e latina para leitura e interpretação de textos antigos. Atuou 10 anos na área editorial (Editora Vozes, Petrópolis) e 8 anos nas áreas editorial e de docência (Universidade São Francisco, Bragança Paulista). Desde agosto de 2010 é professor e pesquisador do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, CCHSA (Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas). Atualmente, coordena projeto de pesquisa no Programa de Iniciação Científica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) a partir do pensamento de Martin Heidegger (biênio 2012-2013). Possui ampla experiência profissional na área editorial e produção cultural. Experiência adquirida e aprimorada a partir de 1993, quando passou a ser colaborador nos departamentos de revisão, editoração e desenvolvimento gráfico na Editora Vozes, em Petrópolis. De 2002 a 2010, foi editor e coordenador da Editora Universitária São Francisco (EDUSF), em Bragança Paulista. Além de dedicar-se à docência, é colaborador de diversos periódicos acadêmicos dos quais é articulista, conselheiro e parecerista editorial.
Prof. Dr. Sávio Passafaro Peres

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Psicologia pela Universidade de São Paulo, na linha história da psicologia. Atualmente é pos-doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor visitante de filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco, no curso de pós graduação lato senso; Filosofia da Linguagem na Filosofia Contemporânea, ministrando a disciplina Linguagem e Fenomenologia I e Filosofia Analítica I. Membro do GT de Fenomenologia da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). Membro do GT de História da Psicologia da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia e Filosofia, com ênfase em História da Psicologia, Epistemologia e Filosofia Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Origens da Filosofia Contemporânea e História da Psicologia no século XIX e início do século XX.
Prof. Dr. Silvestre Grzibowski

Possui graduação em filosofia pelo Instituto de Filosofia Berthier de Passo Fundo. Graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção de São Paulo (1999). Licenciatura em Letras Português-Inglês pelo Centro Universitário Assunção de São Paulo (UNIFAI) (2004). Mestrado em Teologia pela Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (2005), Diploma de Suficiencia Investigadora em Filosofia pela Universidad Pontificia de Salamanca (2006), Doutor em Filosofia pela Universidad Pontificia de Salamanca - Espanha (2009). Atualmente é professor Adjunto do programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua nas seguintes áreas: subjetividade, intersubjetividade, ética, corporeidade, literatura, religião, sensibilidade e afetividade nos autores como Husserl, Emmanuel Levinas, Paul Ricoeur, Michel Henry, Merleau-Ponty e Edith Stein. É membro colaborador do CLAFEN (Círculo Latinoamericano de Fenomenologia).
Prof. Dr. Tommy Akira Goto
Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela PUC-Campinas, Mestre em Filosofia e Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo e Graduado em Psicologia pela Universidade São Marcos. É membro-colaborador do Circulo Latinoamericano de Fenomenologia (CLAFEN) e membro-assistente da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos SIEH. Tem experiência profissional e docente na Psicologia Clínica e Social, com ênfase na Psicologia Fenomenológica de Edmund Husserl e Edith Stein, e Epistemologia da Psicologia.
Prof. Dr. Urbano Zilles

Possui graduação em Filosofia Bacharelado pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1962) , graduação em Filosofia Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1971) , graduação em Teologia Bacharelado pela Theologische Hochschule Beuron (1966) , doutorado em Teologia pela Westfälische Wilhelms - Universität Münster (1969) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Santo Inácio (1957). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Membro de corpo editorial da Veritas (Porto Alegre), Membro de corpo editorial da Teocomunicação, Membro de corpo editorial da Análise & Síntese, Membro de corpo editorial do REALISMO - Revista Ibero-Americana de Filosofia Política e Filosofia do Dir, Membro de corpo editorial do Communio (Rio de Janeiro), Membro de corpo editorial da Estudos Filosóficos e Membro de comitê assessor do Centro de Documentação do Pensamento Brasileiro. Tem experiência na área de Filosofia.
Prof.a Dr.a Ursula Anne Matthias

Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Pontifícia da Santa Cruz (1996). Atualmente é professora da Universidade Federal do Ceará - UFC, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia, história da filosofia, lógica, filosofia da religião, fenomenologia, mulher, filosofia cristã.
Prof. Dr. Willis Santiago Guerra Filho
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), doutorado em Ciência do Direito, Universität Bielefeld, Alemanha (1995) e em filosofia (IFCS-UFRJ), onde também obteve o pós-doutorado na mesma área, e a livre docência em filosofia do direito pela UFC. Atualmente é professor doutor dos programas de pós-graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidade Braz Cubas, Mogi das Cruzes, SP, sendo ainda colaborador dos programas de pós-graduação em Direito da Universidade Candido Mendes e da Escola Paulista de Direito,SP. Professor titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos fundamentais, princípio da proporcionalidade, processo, dignidade da pessoa humana e filosofia do direito.
Prof. Dr. Yuri Elias Gaspar

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014 - bolsista CAPES). Realizou estágio na Università di Bologna (Italia) junto aos professores Pierpaolo Donati e Sergio Belardinelli (2012 - bolsista PDSE CAPES). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010 - bolsista CAPES). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Formação em Psicologia Clínica pelo Centro de Psicologia Humanista de Minas Gerais (2009). É Professor Adjunto da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. É editor assistente da revista Memorandum: memória e história em psicologia (Belo Horizonte). Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, Psicologia da Cultura e Tratamento e Prevenção Psicológica de orientação fenomenológico-humanista.